
Nas minhas aulas proponho um trabalho técnico e investigativo. Relacionamo-nos com a dança, não tanto a partir da “forma” (passos), mas mais a partir do seu “conteúdo”, isto é, dos seus princípios / qualidades de movimento: fluidez e expressão pessoal (ORGANICIDADE); relação com o solo (ENRAÍZAMENTO); escuta, diálogo, dinâmicas grupais, relação com a música, “groove” (PRESENÇA RELACIONAL / PRAZER / INTERDEPENDÊNCIA).
O meu trabalho formativo gira em torno de três eixos:
-
dança com ênfase técnica
-
dança com ênfase somática
-
dança com ênfase comunitária
Sou facilitadora de artes expressivas com base no Life/Art Process, modalidade de cura poderosa que usa práticas somáticas e linguagens artísticas (movimento, voz, desenho, escrita) como meios de compreender e expressar narrativas de vida. Muitas doenças e manifestações psicossomáticas podem se diluir ao desenvolvermos uma escuta mais integrada e encontramos formas de expressar e atravessar esses desafios. A terapia pelas artes expressivas oferece um modelo terapêutico que reconhece o corpo em sua dimensão total, facilitando a conexão com aspectos pré-verbais e simbólicos do self. O trabalho somático aborda não só a dimensão física, mas também o corpo sensorial, cognitivo e emocional. À medida que os clientes aumentam sua capacidade de experimentar o corpo mais profundamente, novas conexões e possibilidades são descobertas.
Nas aulas que facilito, estimulo uma visão holística de saúde e ensino uma série de recursos somáticos - grounding, centering, conexão, fluxo, expansão – desenvolvendo um estado de escuta sobre como determinadas posturas ou hábitos corporais afetam as nossas emoções (e vice versa). Ofereço um espaço criativo seguro para os clientes explorarem temas pessoais e interpessoais, e gerarem novos recursos para levar para suas vidas. Sempre tendo como norte a questão:
Como o trabalho corporal pode melhorar
minha relação e cuidado comigo mesmo,
com o outro e com o mundo?
As minhas formações combinam expressão artística, crescimento pessoal e engajamento social. Procuro estimular a criatividade, prontidão e autonomia, pois reconectar a pessoa com o seu poder criativo é reconectar a pessoa com o seu poder de realização. Procuro cultivar um estado de presença, empatia, um sentimento de pertença e de espaço seguro, onde nos possamos lembrar da nossa humanidade partilhada.
NOTA: Aulas adequadas a diferentes idades e níveis, desde iniciantes até profissionais. Os workshops são formações pontuais; os cursos são propostas acumulativas, que têm uma continuidade. Quer a intenção seja reconectar consigo mesmo, alívio de stress, de alguma condição corporal crónica, ou atravessar algum desafio ou transição de vida, este trabalho é adequado para ti.