Nas minhas aulas proponho um trabalho técnico e investigativo. Relacionamo-nos com a dança, não tanto a partir da “forma” (passos), mas mais a partir do seu “conteúdo”, isto é, dos seus princípios / qualidades de movimento: fluidez e expressão pessoal (ORGANICIDADE); relação com o solo (ENRAÍZAMENTO); escuta, diálogo, dinâmicas grupais, relação com a música, “groove” (PRESENÇA RELACIONAL / PRAZER / INTERDEPENDÊNCIA).

O meu trabalho formativo gira em torno de três eixos:

  • dança com ênfase técnica

  • dança com ênfase somática

  • dança com ênfase comunitária

 

Sou facilitadora de artes expressivas com base no Life/Art Process, modalidade de cura poderosa que usa práticas somáticas e linguagens artísticas (movimento, voz, desenho, escrita) como meios de compreender e expressar narrativas de vida. Muitas doenças e manifestações psicossomáticas podem se diluir ao desenvolvermos uma escuta mais integrada e encontramos formas de expressar e atravessar esses desafios. A terapia pelas artes expressivas oferece um modelo terapêutico que reconhece o corpo em sua dimensão total, facilitando a conexão com aspectos pré-verbais e simbólicos do self. O trabalho somático aborda não só a dimensão física, mas também o corpo sensorial, cognitivo e emocional. À medida que os clientes aumentam sua capacidade de experimentar o corpo mais profundamente, novas conexões e possibilidades são descobertas.

Nas aulas que facilito, estimulo uma visão holística de saúde e ensino uma série de recursos somáticos - grounding, centering, conexão, fluxo, expansão – desenvolvendo um estado de escuta sobre como determinadas posturas ou hábitos corporais afetam as nossas emoções (e vice versa). Ofereço um espaço criativo seguro para os clientes explorarem temas pessoais e interpessoais, e gerarem novos recursos para levar para suas vidas. Sempre tendo como norte a questão:

Como o trabalho corporal pode melhorar

minha relação e cuidado comigo mesmo,

com o outro e com o mundo?

As minhas formações combinam expressão artística, crescimento pessoal e engajamento social. Procuro estimular a criatividade, prontidão e autonomia, pois reconectar a pessoa com o seu poder criativo é reconectar a pessoa com o seu poder de realização. Procuro cultivar um estado de presença, empatia, um sentimento de pertença e de espaço seguro, onde nos possamos lembrar da nossa humanidade partilhada.

 

NOTA: Aulas adequadas a diferentes idades e níveis, desde iniciantes até profissionais. Os workshops são formações pontuais; os cursos são propostas acumulativas, que têm uma continuidade. Quer a intenção seja reconectar consigo mesmo, alívio de stress, de alguma condição corporal crónica, ou atravessar algum desafio ou transição de vida, este trabalho é adequado para ti.

Movimento Somático & Artes Expressivas

A partir de exploração de diferentes linguagens expressivas (movimento, desenho, voz e escrita), nestas aulas iremos trabalhar a partir dos 5 níveis de consciência: físico, mental, emocional, social e ambiental.
Um espaço para desenvolver a escuta e confiança no próprio corpo, a sensibilidade, a consciência “de dentro para fora”, liberdade de expressão, e aconstrução de um espaço seguro em si mesmo e com o grupo.
É um convite a alargar a minha experiência de mim, do outro, e do potencial do trabalho corporal e criativo para um maior bem estar energético.
Concebido para pessoas interessadas em movimento, vida consciente, comunicação, auto-conhecimento e artes performativas.

CURSOS

Dança Contemporânea & Movimento Orgânico

Este curso pretende desenvolver noções essenciais de movimento, à luz de diferentes linguagens: dança contemporânea, Gyrokinesis, Gaga, Capoeira, e outras práticas físicas.
Serão desenvolvidas ferramentas e sequências coreográficas baseadas em padrões de movimento comuns a estas práticas (ondas, círculos, espirais), bem como laboratórios com jogos/dinâmicas grupais. Descoberta de formas orgânicas de ir/voltar/atravessar o chão, buscando a consciência de espaço, impulso, respiração, continuidade, mecânicas, a expansão e a fluidez de movimentos. Especial atenção ao trabalho de inteligência e consciência corporal, presença, prontidão, conexão consigo mesmo e com outros corpos.

Consciência Corporal & Fluidez

Esta prática conjuga alongamento, consciência corporal, mobilidade articular e alinhamento postural. À luz de técnicas somáticas como o Yoga e o Gyrokinesis (método híbrido que combina elementos da dança, yoga, natação, tai-chi), o foco estará na descoberta de princípios orgânicos de movimento, com inspiração em padrões da Natureza, desenvolvendo assim mais força, alongamento, tonificação, mobilidade articular, enraizamento, energia vital e fluidez de movimentos. A par de um trabalho somático, será também desenvolvida uma consciência corporal, no sentido de prevenir lesões do dia-a-dia. Aulas são abertas a todas corporalidades e momentos físicos.

Mitologia Corporal

Este workshop baseia-se no LIFE/ART PROCESS®, abordagem de artes expressivas que apoia a transformação pessoal, interpessoal e social, desenvolvida por Anna Halprin (EUA). A partir de exploração do movimento, desenho e escrita, os participantes irão embarcar numa jornada de exploração da sua mitologia corporal -
histórias alojadas no corpo. Serão revisitadas memórias, crenças e bloqueios associados a cada parte corporal, com o intuito da criação de um auto-retrato no final do processo. Esta vivência convida a processos de transformação, permitindo que cada pessoa abrace e se envolva com a sua mitologia pessoal, identificando e reescrevendo a sua própria história.

WORKSHOPS

Simbiosis:
Dançando com a Natureza

Estar na Natureza potencia uma sensação de paz e pertencimento. Quando nos conectamos com uma paisagem significativa - estamos a nos reconectar connosco mesmos.
Através da combinação de movimento, desenho, escrita, dinâmicas de grupo e site specific, os participantes irão desenvolver consciência da interrelação entre corpo, self e ambiente. Igualmente, uma atitude receptiva e responsiva para consigo mesmo, para com os outros e para o meio ambiente. Exploraremos diferentes partes do eu, expandindo a presença e experiência sensorial, usando os elementos naturais para apoiar e inspirar a nossa expressão. Nesse contexto, a natureza não é apenas cenário, mas transforma-se num parceiro na dança- um espelho do que vive dentro de nós.

Dança & Capoeiragens

Este workshop oferece uma combinação entre a dança contemporânea, a consciência corporal e a capoeira angola. Iremos focar nossa atenção nos princípios comuns a estas práticas: diálogo, expressão pessoal, tridimensionalidade, multidirecionalidade, prontidão com flexibilidade, contralateralidade, fluxo, ludicidade, imprevisibilidade, enraízamento, apoios, maneiras de atravessar o chão com mais fluidez. Tomando como inspiração estes princípios e qualidades de movimento, os participantes serão
envolvidos em diversas dinâmicas de jogo, improvisação e interação.
Esta oficina tem também como objetivo desenvolver uma maior consciência corporal no sentido de prevenir lesões e devolver ao movimento uma qualidade mais livre e prazeirosa- mais fluidez, expressividade, soltura de corpo.
Será também dado especial destaque à capacidade metafórica, dialógica e performativa da capoeira, focando esta pesquisa não apenas na sua fisicalidade, mas igualmente nas atitudes, princípios e metáforas que sustentam esta cultura de movimento.

SuaDança

A proposta deste workshop é a exploração de procedimentos de criação-composição que possibilitem aos participantes gerar o seu próprio material coreográfico e entrar em contato com a sua forma particular de dançar. Uma jornada de auto-conhecimento através da dança. Este workshop é destinado a pessoas interessadas em trabalhar o seu ser em movimento com autonomia e curiosidade criativa.

Team building

Aulas regulares ou workshops pontuais no contexto de empresas. Ginástica laboral, consciência corporal, correção postural, dinâmicas de grupo e jogos de interação e expressão corporal.

O workshop com a Teresa foi das experiências mais bonitas que já tive, sobretudo nesta fase tão incerta, tão fria que vivemos. Pude reconectar-me com o meu centro.

Teresa Bacelar

(Portugal)

Que prazer essa aula... é um trabalho que eu sinto que meu corpo vem pedindo, o mover a coluna com mais liberdade... E a forma como Teresa ensina é super tranquila, clara, calma...

Diane Assis

(Brasil)